10 passos para se tornar um missionário e seguir os passos de Jesus mundo afora


Um missionário deve seguir alguns passos importantes em sua caminhada. A Agência de Saúde às Nações tem trabalhado na formação de missionários que querem atuar como voluntários em diversos estados do Brasil e em países do mundo que carecem de assistência médica e humanitária, suporte espiritual e atendimento humanitário.

Não basta apenas ter a vontade de ir para um país diferente. É necessário, antes de tudo, dar um bom testemunho cristão e ter vontade de servir a quem mais precisa. E para ajudar quem está em dúvida, a ASN preparou 10 dicas que podem te ajudar a tomar essa decisão.

1. Antes de tudo, dê bom testemunho

O cristão nasceu para ser luz no mundo. Quem quer sair mundo afora para pregar o evangelho deve, antes de mais nada, dar bom testemunho para as pessoas que estão ao seu redor. Peça sabedoria a Deus para que ele te livre do pecado e busque sempre em oração aproximar-se do Senhor.

2. Ore antes de tomar qualquer decisão

Antes de decidir por se tornar um missionário e pregar o evangelho em outro país, o cristão deve orar e pedir orientação a Deus para que a vocação seja confirmada. Muitas vezes, principalmente quando somos jovens, dedicamos nosso tempo em um projeto sem que o Senhor esteja à frente da iniciativa e acabamos perdendo um período precioso que poderia ser gasto com outros projetos de evangelismo.

3. Busque liderança e orientação do seu pastor

Um projeto missionário requer o apoio da comunidade e das lideranças de determinada igreja evangélica. Quando sentir o chamado para missões, fale com seu pastor, que pode orientar quanto aos passos a serem tomados para se tornar um missionário. A ASN Brasil requer que os voluntários tenham cartas de recomendação de seus pastores antes de participar de qualquer ação.

4. Tenha bastante motivação, mas tome cuidado com a ‘empolgação’

O campo missionário é o lugar ideal para quem quer conhecer outras culturas e ter contato com povos de todo o mundo. Mas cuidado: este não é o foco da viagem. Quem quer ser missionário precisa saber, antes de tudo, que o objetivo dos projetos de missões é levar a palavra de Deus a quem mais precisa. Os povos-alvo geralmente são carentes e precisam de atendimento em diversas áreas. Portanto, lembre-se: ‘missões não são viagens de passeio!’

5. Esteja preparado para eventos inesperados

É comum que na primeira viagem o missionário tenha um pouco de receio do que pode encontrar em terras estrangeiras. Para não ser pego de surpresa, ouça sempre as lideranças que já têm mais experiência e siga todas as orientações, antes, durante e depois da viagem. Muitos acontecimentos inesperados podem ocorrer e nada melhor do que ouvir quem já está há muito tempo ‘na estrada’.

6. Lembre-se: as missões continuam depois que você voltar de viagem

Depois que uma viagem missionária acaba, é normal que os voluntários ‘esfriem’ e percam um pouco da motivação. Não se esqueça de que tem muito trabalho a ser feito na sua cidade e na sua região. Ore para que Deus te dê motivação para continuar a pregação do evangelho junto à sua família, amigos e colegas de trabalho e para que te capacite a servir em áreas carentes da sua comunidade.

7. Você não precisa sair do país para se tornar um missionário

Diversas agências missionárias, como a ASN Brasil, realizam viagens de missões a diversos estados do Brasil e interior goiano. Portanto, não é preciso sair do país para pregar o evangelho. São diversas opções locais com um custo menor e duração curta, o que pode facilitar para muitos voluntários que não dispõem de tempo e recursos financeiros sobrando.

8. Incentive pessoas que têm o chamado para missões

Uma das coisas boas do campo missionário é que as pessoas adquirem a capacidade de influencias as outras. Quando voltar do campo, compartilhe com a sua igreja, seus amigos e familiares as bênçãos que Deus proporcionou no país para onde você foi. Jesus alerta em João 4:35: “Não dizeis vós que ainda há quatro meses e vem a colheita? Eis que vos digo: levantai os vossos olhos e vede os campos, porque já estão brancos para a ceifa”. Muitos ainda precisam ouvir o evangelho. Fortaleça o trabalho missionário na sua localidade.

9. Participe de um dos projetos da ASN Brasil

A Agência de Saúde às Nações está com uma série de projetos para 2018 e que estão com as inscrições abertas. Se você se sente vocacionado para missões acesse o nosso site e conheça nossas ações.

10. Boa viagem!

Para onde quer que você vá, a ASN Brasil deseja uma excelente viagem e que Deus possa capacitar voluntários de todo o país que sentem no coração o desejo de pregar o evangelho mundo afora. Que o senhor Jesus Cristo conduza os passos de todos os missionários que querem pregar a maravilhosa graça da salvação para todos os povos.

Contribua com o trabalho da ASN Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *