Sabemos que o acesso aos serviços gratuitos de saúde no Brasil é cada vez mais difícil e quando acontece é de forma precária depois de muito tempo de espera e sofrimento. Imagine então como a situação se agrava quando se trata de países que estão na lista dos mais pobres do mundo, como Guiné Bissau e Senegal! Pensando na triste realidade de milhares de pessoas que não tem condições pagar por tratamentos ou vivem em regiões em que procedimentos especializados não estão disponíveis, iniciamos as nossas atividades no ano de 2010, unindo profissionais que se importam com o ser humano aos que esperam por ajuda.

A AGÊNCIA DE SAÚDE ÀS NAÇÕES – ASN Brasil é uma organização sem fins lucrativos que oferece atendimento médico, odontológico e afins em comunidades carentes no Brasil, Guiné Bissau e Senegal. No Brasil, atua com o Projeto Semear, que tem como alvo durante os anos de 2017 e 2018 atender às cidades do interior do estado de Goiás, realizando ação humanitária a cada primeiro final de semana do mês. Hoje o time conta com mais de 15 profissionais voluntários das mais diversas aéreas e em parceria com as Secretárias de Saúde locais, presta desde atendimentos básicos até cirurgias complexas, diminuindo o tempo de espera e levando esperança para o interior goiano.

No exterior, a ASN Brasil desenvolve o Projeto Kotenti que tem atividades em Guiné Bissau e Senegal desde 2010, enviando equipes duas vezes ao ano, formando Clínicas Itinerantes com atendimento e medicação 100% gratuitos. A prioridade do roteiro é para aldeias mais afastadas dos grandes centros e Projetos Sociais parceiros que auxiliam na logística do trabalho e interpretações nas consultas. O Dr. Rolney Dezani, médico e coordenador do Departamento da Medicina da ONG, é o responsável técnico pelas atividades em Guiné Bissau desde janeiro de 2017 e já se prepara para a terceira ida à Guiné Bissau para tratar da logística das próximas atividades no país.

Com mais de 25 ações realizadas e completando sete anos de existência, a ASN Brasil caminha para a 8ª Viagem para o Continente Africano para continuar o trabalho feito em Senegal e especialmente em Gabú, Guiné Bissau, onde pretende fixar uma base de atendimento, que contribuirá para a melhoria do quadro sanitário do país.

De acordo com uma de suas fundadoras, Rosangela Verly, dentista e atual presidente da organização, o desejo da ASN Brasil é transformar histórias através de um atendimento de qualidade, do amor e da valorização do ser humano.

 
Missão: Promover a saúde e transformar histórias sem medir esforços pela dignidade humana.
Visão: Ser uma organização referência em atenção ao ser humano, deixando um legado de esperança nos lugares mais remotos.
Valores: Compaixão, Transparência e Excelência.
Fundada em: Junho de 2010
Sede: Anápolis, Goiás, Brasil.
Fundadoras: Rosangela Verly e Patrícia Mota.